Esta Semana

23 jun
"Vermelha"Duas séries de trabalhos em diálogo, datados de 2006 e 2016, dois ...
24 ago
Diálogos iconográficos é uma exposição que pretende mostrar as múltiplas ...
19 set
O Brahmi centro de wellness situado na Parede, Cascais lança já a partir do ...

Temas

+ Votados

História(s) da Vela em Cascais: Da primeira regata à prata olímpica (1871-1948)


Set08Sex
a
Abr01Dom
2ª a 6ª das 9h00 às 17h00 | sábado e domingo das 10h00 às 18h00

Gratuito

Casa Sommer Av. da República - Av. Vasco da Gama

A partir de 1870, a Família Real transformou Cascais na praia da Corte, no período do ano consagrado aos banhos de mar. A vila assumiu-se, desde então, como a capital do lazer em Portugal, alcançando protagonismo inusitado ao nível da introdução e promoção do desporto, numa época em que se começou a difundir a ideia de que a atividade física voluntária, surgida do desejo de entretenimento ao ar livre, promovia o vigor físico e mental.
 
A notícia mais antiga que se conhece a propósito da realização de uma regata de vela na baía de Cascais remonta a 1871, transformando-se, desde então, a enseada de Cascais no campo de regatas favorito dos portugueses, onde se disputariam algumas das mais importantes provas desta modalidade. Tal foi o caso da primeira regata internacional em águas nacionais, no ano de 1898 ou da primeira regata oceânica, em 1902, tradição que ainda hoje se mantém, como o atesta, por exemplo, a organização do Campeonato Mundial de Classes Olímpicas de Vela, em 2008, que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim.
 
Nesta exposição apresentam-se os principais momentos da história da vela, assim como alguns dos seus mais relevantes troféus, realçando-se, assim, a importância da baía de Cascais na preparação de gerações de campeões, nomeadamente de Duarte e Fernando Bello, que nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, arrebataram a primeira medalha de prata para a modalidade.
 
Inauguração: 8 setembro | 17h30
 
Gratuito
Organização: Câmara Municipal de Cascais
Apoios: Associação Naval de Lisboa | Clube Naval de Lisboa | Clube Naval de Cascais | Família Avillez Corrêa de Sampaio e Pinto Coelho Bello
Informações: 214 815 399 | arquivo.historico@cm-cascais.pt

 


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais